PDCEW - Programa de Desenvolvimento para Comunidade Escolar Waldorf - Vagas Limitadas
São Paulo, September 19 - December 15, 2020

Apresentação

Evento: PDCEW 2020 online

PDCEW – Programa de Desenvolvimento para Comunidade Escolar Waldorf

PDCEW – Para quê?

Oferecer fundamentos e premissas para uma gestão com base nos princípios da antroposofia a partir da realidade que envolve a gestão das escolas Waldorf.  

Como decorrência natural das práticas, dos exercícios sociais, do alinhamento e ressignificação conjunta de conceitos pode-se esperar que seja criado um rico espaço de intercâmbio pessoal entre os participantes das escolas e o exercício efetivo de cooperação e apoio mútuo. 

PDCEW – Por quê?

As escolas Waldorf se deparam com os desafios da gestão partilhada em meio ao turbilhão de questões que assolam as instituições na atualidade, produzindo crises generalizadas (nas relações, no campo econômico, ético, etc.).  

A Humanidade está diante do momento de mudanças significativas e exigências que pedem escolhas mais conscientes; para isso podemos perceber em profundidade e olhar para a necessidade de quebra de paradigmas, de questionar certezas e convicções e olharmos mais amplamente para o que esse mundo está a exigir de cada um de nós como indivíduos e comunidade.  

Podemos fortalecer conscientemente e deliberadamente os princípios da Pedagogia Waldorf e da Pedagogia Social ao ressignificarmos valores éticos, processos de avaliação e autoavaliação, trabalhar a comunicação assertiva e acolher as diferenças. 

Estamos ainda aprendendo a viver com saúde social através das leis da trimembração do organismo social.  Numa rede colaborativa de pessoas, escolas/instituições e FEWB poderemos exercitar e dar novos passos de aprendizado compartilhado, fortalecendo o movimento Waldorf.

PDCEW – O que é?

Programa para o Desenvolvimento em habilidades para Co-Gestão/Liderança da comunidade escolar Waldorf

  • Construir a compreensão da co-gestão na prática  e
  • Manter a co-gestão “viva” 
  • Aproximar a prática aos conceitos inerentes à Pedagogia Social (Antroposofia) 
  • Ampliar a consciência a respeito do sentido do que fazemos e do como fazemos 
  • Descobrir como “tecer e costurar” o trabalho das instâncias 
  • Estimular pais, professores e colaboradores para desenvolverem habilidades necessárias para atuarem como co-gestores 
  • Estimular os participantes a aprenderem da prática a partir da tomada de iniciativas necessárias na escola 
  • Propiciar o autodesenvolvimento 

 

PDCEW – Como vai ser?

4 módulos online  de 4 horas (1 por mês), interativos (zoom)

  • A escola Waldorf do Futuro
  • Cultura da Aprendizagem
  • Cultura da Parceria
  • Cultura do Servir

+ Estudo autônomo em grupos entre os módulos

Grupo de até  40 pessoas

  • O ponto de partida para o trabalho será a realidade prática de cada Escola e do próprio participante na sua situação dentro da escola; 
  • A responsabilidade dos coordenadores/ facilitadores será buscar compreender o que se manifesta e oferecer múltiplas possibilidades para o indivíduo também percebê-la e perceber o que a situação pede e desenvolver condições de intervir quando e como se fizer necessário. 
  • Exercícios de tomada de iniciativas, tanto individuais como conjuntas, como parte do processo de “aprender fazendo”; 
  • Auto avaliação constante como condição para a auto consciência, consciência do aprendido e do que há por aprender; 
  • A metodologia empregada é a do caminho da conclusão para o conceito (“R. Steiner, A Arte de educar I – 9ª. Conferência”)

 

PDCEW – O que pode vir a ser?

Repertório de temas possíveis: 

  • Trimembração social na escola 
  • Arquétipos que caracterizam a organização 
  • Forças sociais e antisociais. 
  • Desenvolvimento e ajuda mútua para o desenvolvimento pessoal 
  • Gestão e liderança 
  • Participação, representação, delegação, autonomia 
  • Planejamento – acompanhamento – avaliação. 
  • Ciclo ação aprendizagem 
  • Estruturação da Escola conforme a necessidade: papel, função, responsabilidade. 
  • Tomada de decisão: consenso, consentimento, eleição sociocrática. 
  • Missão, Valores e Princípios, Visão de Futuro. 

Repertório habilidades sociais que poderão ser exercitadas: 

  • Falar e ouvir em 3 níveis 
  • Fatos e Julgamentos 
  • Prototipar ações/soluções 
  • Reconhecimento e mudança de padrões, crenças. 
  • Encaminhamento de questões sociais e de funcionamento através da metodologia da Observação Goetheana 
  • Percepção da autoresponsabilidade e  co responsabilidade. 
  • Habilidades de comunicação assertiva e feedback 
  • Habilidade em fazer perguntas – coaching interno. 
  • Exercício da Liderança horizontal. 
  • Dinâmica das Rodas de Conversas 

Repertório de ferramentas para melhoria de gestão: 

  • Conteúdo, interação e procedimento; 
  • Passos metodológicos de avaliação; 
  • Planejamento Institucional; 
  • Preparação e Coordenação de reuniões; 
  • Tomada de decisão em Grupo 

PDCEW – Para quem?

  • Escolas com Ensino Fundamental (mín 1º ciclo), Escolas e Iniciativas Waldorf.
  • Preferencialmente dos que estão com responsabilidades na gestão da escola/iniciativa: professores, pais, mantenedora, comissões principais, administradores, grêmios.
  • Dentre os participantes de cada escola (conferência interna, mantenedores, grêmios e coordenação de pais), o recomendado é que metade dos participantes sejam professores. 

PDCEW – Com quem? 

  • Elizabeth Cerri: Master em Consultoria pelo CLH e Steden University – Holanda. Formação em Mediação de Conflitos e CNV pela Trigon – Alemanha. Pioneira da escola Francisco de Assis, Co fundadora da FEWB.
  • Jos Schoenmaker: Consultor IMO Brasil em desenvolvimento de empresas familiares, ONG´s e escolas. Leaders´Quest Associate.
  • Rhauna Damous: Facilitadora grupos - Consultora em processos de aprendizagem em Organizações - Educação Organizacional
  • Antonio Luiz de Paula e Silva: Trabalho ativamente no apoio ao desenvolvimento de iniciativas sociais, em consultoria, coaching e formação.
  •  

Qual investimento? Quando? Como faz a inscrição?

        Tempo: 4 horas módulo por mês + 14 horas estudo/trabalho intermódulos (4 trabalhos individuais; 4 em grupo; 4 em grupo por escola)

Compromisso da participação em todos os módulos do programa/processo.

  • Datas encontros online: 19 de Setembro: 24 de Outubro: 21 de Novembro: 12 de Dezembro
  • das 8h às 12h.

 

Informações:

(11) 976086261 fewb@fewb.org.br

Divulgue e gerencie online cursos e eventos Crie seu evento aqui